
Os usuários do Windows 10 logo terão uma decepção, já que a Microsoft está planejando abandonar suporte para o antigo SO e agora milhares de usuários estão insatisfeito com esta notícia. No início deste ano, a gigante da tecnologia anunciou planos para eliminar gradualmente as atualizações de segurança e software para o Windows 10 a partir de 2025. Isso significa que muitos PCs não terão mais suporte – mesmo que estejam em perfeitas condições de funcionamento.
A Microsoft diz que isso faz parte de um esforço para que as pessoas instalem seu sistema operacional Windows 11 mais recente. Mas com milhões de PCs que não atendem os requisitos mínimos de hardware para o Windows 11, a mudança pode deixar muitos para trás e grande risco de ameaças de segurança cibernética e bugs de software.
Em resposta às mudanças planejadas pela Microsoft, surgiu uma petição apelando à gigante da tecnologia para continuar a apoiar o sistema operacional além de 2025.
O Windows 11 é o sistema operacional mais recente da Microsoft – mas não funciona em milhões de PCs
Lançada por um grupo norte-americano de organizações sem fins lucrativos chamado Public Interest Research Group, a petição argumenta que o fim do Windows 10 pode levar a um aumento de lixo eletrônico.
Ele afirma: “A decisão da Microsoft de encerrar o suporte ao Windows 10 pode causar o maior salto de computadores inúteis de todos os tempos e tornar impossível para a Microsoft atingir suas metas de sustentabilidade.
“A nova versão dos rigorosos requisitos de hardware do seu sistema operacional pode fazer com que 40% dos PCs em uso sejam deixados para trás”.
Na verdade, uma pesquisa da empresa de tecnologia Lansweeper sugere que 4 em cada 10 PCs não atendem aos requisitos mínimos de hardware necessários para instalar o Windows 11.